Como solicitar o Cartão Cidadão na Caixa

O Cartão Cidadão é destinado a todos cidadãos brasileiros que possuem cadastro no PIS. Com ele o trabalhador poderá ter acesso a diversos serviços disponibilizados pelo governo, como Consultar saldo de quotas do PIS; efetuar saque da conta vinculada e extrato do FGTS; dentre outros.

Para solicitar o cartão cidadão o trabalhador deve-se dirigir até uma agência da Caixa mais próxima de sua residência, levando consigo os documentos pessoais para que o cadastro do cartão seja feito de forma correta, são eles:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação – modelo novo;
  • CTPS;
  • Número do PIS
  • Certidão Civil.

De posse dos documentos acima, o atendente da Caixa poderá dar andamento ao cadastro do trabalhador. Desta forma, será necessário preencher o Termo de Responsabilidade para cadastramento da senha do cidadão, que pode ser baixado no site da caixa neste link.

Termo de cadastro do Cartão Cidadão

cadastrar cartão cidadão

O termo de responsabilidade (imagem acima) deve ser preenchido pelo trabalhador e funcionário e em seguida encaminhado para o processo de cadastramento. Caso o trabalhador queira agilizar o atendimento, poderá imprimir o Termo e preencher os dados do PIS, Nome, Nome da Mãe, Local, data e assinatura do trabalhador, para levar já preenchido para seu atendimento.

Depois que o trabalhador receber seu cartão em sua residência, deverá comparecer a alguma agência da Caixa Econômica para cadastramento da senha pessoal. Só assim o cartão estará liberado para ser utilizado nos diversos serviços informados acima.

No Responses