Consultar o PIS com o Cartão Cidadão

O PIS – Programa de Integração Social – é um incentivo do Governo Federal que ajuda os trabalhadores do setor privado, com o auxílio de um salário mínimo por ano. Somente tem direito em receber o benefício os cidadãos que cumpre uma séries de requisitos previstos em lei.

O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao PIS

Para ter direito em receber o PIS – Abono Salarial, o trabalhador deve cumprir as exigências abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Consultar o PIS

pis cartão cidadão

No site da Caixa é possível consultar se seu pagamento do PIS já está disponível para saque. Para fazer a consulta, é preciso ter em mãos o cartão cidadão, que possui o número do PIS. De posse dos dados, acesse aqui a página.

Digite o número do NIS – PIS e a senha e clique em OK.

Se o acesso foi feito de forma correta, você já estará em seu painel. Desta forma, clique no segundo menu, no item PIS.  Em seguida, clique em consulta pagamento. Será gerado um relatório com o extrato de pagamento do PIS, contento informações sobre a data do pagamento, valor, meio de pagamento e dados bancários.

Se você não tem o cadastro no site, será necessário realizá-lo antes de qualquer procedimento. Veja aqui como fazer o cadastro com o cartão cidadão.

Como sacar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *