Como usar o cartão cidadão para sacar o FGTS Inativo

Um grande movimento tomou conta das Agências da Caixa no início do mês de março. Isto porque o Governo Federal liberou o saque do FGTS para contas inativas, para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, que já podem sacar seu dinheiro desde o dia 10 de março.

O Governo anunciou a liberação do Fundo de Garantia Inativo, ou seja, as contas que deixaram de receber depósito até 31/12/2015 poderão ter seu dinheiro retirado pelos cidadãos. Os saques poderão ser feitos de acordo com o calendário de pagamento, que segue até o dia 31 de julho de 2017.

Com o alto número de pessoas nas agências, a Caixa Econômica liberou o saque do dinheiro das contas utilizando o cartão cidadão. Quem possui o documento, poderá retira seu saldo sem precisar ir até uma agência da Caixa, agilizando atendimento e diminuindo a lotação nos bancos.

Saque do FGTS Inativo com cartão cidadão

O saque do fundo de garantia de contas inativas, pode ser feito com o cartão cidadão desde que o valor do saldo não ultrapasse R$3.000,00. O trabalhador poderá retira seu dinheiro utilizando o cartão nas casas lotéricas credencias à Caixa. Para quem possui saldo de até R$1.500, poderá retirar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico.

Nos dois procedimentos é preciso que o trabalhador possua a senha do seu cartão cidadão definida. Caso não tenha a senha, poderá efetuar o cadastro pelo telefone de atendimento ao cidadão, através do número 0800 7260 207. A senha também pode ser cadastrada nas  Agências bancárias Caixa. Quem não possui o cartão, poderá solicitar o documentos nas agências, portando seus documentos pessoais.

fgts com cartão cidadão

Cadastro do Cartão Cidadão

Além do saque do FGTS, o cartão cidadão permite que o trabalhador tenha acesso com mais facilidade a diversos outros serviços e benefícios do Governo, como consulta e saque do PIS – Abono Salarial, consulta e saque das parcelas do Seguro Desemprego e consulta a outros benefícios de renda.

Quem ainda não tem o cartão, pode solicitar em qualquer agência da Caixa, para isso será preciso levar documento pessoal com foto e comprovantes de residência do titular. Quem não tem o cartão e não procurar cadastrar o documento, deverá sacar o dinheiro somente nas Agências.

O que são contas Inativas

Terão direito ao saque do saldo do FGTS somente os trabalhadores que possuem contas inativas até 31 de dezembro de 2015. São consideradas inativas as contas que deixaram de receber depósitos por seu empregador, ou por pedido de demissão ou por demissão por justa causa.

Segundo informações do Governo, mais de 30 milhões de trabalhadores irão receber dinheiro do Fundo de Garantia no período, cerca de 30 bilhões de reais serão liberados até julho de 2017. Para quem não tem saldo disponível e entende que tem direito,  basta se dirigir até a Caixa portando documento com foto, carteira de trabalho ou documento que comprove a rescisão de contrato trabalhista.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos do FGTS Inativo serão feitos de acordo com um calendário de pagamentos, que segue as datas de aniversário do trabalhador. Quem nasceu em janeiro e fevereiro já pode sacar seu dinheiro. Os próximos a sacar o fundo, serão os nascidos em março, abril e maio, a partir de 10 de abril. Confira a tabela completa:

Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem a partir de 10/03

Nascidos em março, abril e maio: recebem a partir de 10/04

Nascidos em junho, julho e agosto: recebem a partir de 12/05

Nascidos em setembro, outubro e novembro: recebem a partir de 16/06

Nascidos em dezembro: recebem a partir de 14/07

O prazo final para o saque do fundo de garantia é dia 31 de julho de 2017.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *