Cartão Cidadão: Saldo e Como solicitar

O Cartão do Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite que você consulte informações sobre Saldo PIS, FGTS dentre outras funcionalidades. O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.

Este é um dos benefícios que é direito do cidadão que tem maior importância, pois o mesmo foi criado para unificar as consultas e demais atividades relacionadas a pagamentos de benefícios pelo Governo Federal. Todos os processos necessários para emissão e validação deste cartão são feitos pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela maioria das contas relacionadas à transferência de renda e benefícios sociais.

São poucos passos necessários que você precisa saber de como fazer cartão cidadão pela internet e começar a usufruir dos benefícios que o governo disponibiliza para inúmeros Brasileiros, mas será necessário se enquadrar nos requisitos mínimos exigido por cada programa.

cartão cidadão

Quem tem direito?

Tem direito ao Cartão, aquele cidadão que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou também que para aqueles cidadãos que ainda estejam recebendo parcelas do seguro-desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.

O cartão cidadão servirá para consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de quotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA.

Como solicitar o Cartão do Cidadão?

Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA em sua cidade. Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número de identificação chamado NIS. Você deverá se identificar utilizando um dos documentos a seguir:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação – modelo novo;
  • CTPS;
  • Certidão Civil.

Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do cliente, outros podem ser solicitados. Para a comprovação de endereço, pode ser pedido documento que contenha, principalmente, o seu CEP.

Depois do cadastro o cartão chegará ao endereço cadastrado no momento da solicitação no prazo médio de 15 dias úteis. Junto com o cartão cidadão, você receberá uma senha que o habilitará a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.

Caso prefira ativar o documento no banco não tem problema, basta levar os documentos pessoais e a senha de atendimento do cidadão.

Saldo do Cartão Cidadão

Conforme já foi citado aqui no blog, de posse do cartão do cidadão o trabalhador tem acesso a vários serviços e benefícios do Governo, como FGTS, Seguro Desemprego, PIS dentre outros.

Com o cartão e acesso a internet, é possível verificar o saldo do cartão cidadão relacionado a estes serviços. Antes de ter acesso ao saldo e extratos, é necessário efetuar um cadastro no site da Caixa. Nós já criamos um tutorial de como fazer isso de forma simples, veja aqui:

Serviços úteis ao cidadão

caixa economica

Agencia da Caixa

O trabalhador que já possui seu documento do cidadão em mãos, conforme explicamos acima, terá uma maior facilidade no acesso aos benefícios que o cartão é relacionado, como FGTS, Seguro Desemprego e PIS – Abono Salarial.

O trabalhador que possui a senha de cadastro, pode sacar seus benefícios sem precisar visitar uma agência da Caixa Econômica Federal, agilizando o processo de recebimento, evitando filas e atrasos nos procedimentos.

Saque do FGTS com cartão cidadão

Trabalhadores que possuem contas inativas do FGTS, ou que possuem saldo do Fundo de Garantia liberado para saque de acordo com as regras do benefício, poderão utilizar o cartão do cidadão para retirada do dinheiro.

Além de agilizar o processo, o trabalhador pode utilizar o documento com senha cadastrada para receber os pagamentos sem precisar ir até as agências da Caixa. O FGTS Inativo é aquele que deixou de receber depósito. De acordo com as regras do Governo Federal, terá direito ao saque os trabalhadores que deixaram de receber pagamentos do fundo até dezembro de 2015.

Seguro Desemprego

O trabalhador que foi demitido sem justa causa ou pediu demissão, tem direito ao seguro desemprego. Este, é um benefício temporário concedido ao trabalhador que está momentaneamente sem emprego, e precisa de um auxílio de renda para custear as despesas necessárias para o sustento de si próprio e também da família.

Aqueles que tem direito a receber o seguro de desemprego, podem efetuar o saque do dinheiro do benefício utilizando o cartão do cidadão. Para tal procedimento, basta levar o documento com senha em mãos e retirar o dinheiro em qualquer Unidade Lotérica, Agências da Caixa, Correspondente Caixa Aqui, no Autoatendimento da Caixa.

PIS – Abono Salarial

Outro serviço disponível que é facilitado aos portadores do documento, é a possibilidade de retirar o PIS – Programa de Integração Social, ou Abono Salarial e ao PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Este benefício é concedido para os trabalhadores que não receberam mais de dois salários no ano anterior ao ano base. O PIS – PASEP tem o valor de um salário mínimo, que é pago para os trabalhadores que exerceram atividade remunerada em todos os meses do ano base. Quem trabalhou por menor período, recebe o valor proporcional aos meses trabalhados.

Quem já tem o cadastro do cartão cidadão, pode utilizar o documento para fazer a retirada do PIS e PASEP nas Agências da Caixa, Correspondente Caixa Aqui, no Autoatendimento da Caixa.

Segunda via do cartão

Caso tenha perdido seu cartão, poderá solicita a segunda via documento. O procedimento pode ser feito pelo atendimento da Caixa ao cidadão, pelo telefone 0800-726-0207 e também nas agências físicas da Caixa Econômica Federal. Em ambos os casos é preciso ter em mãos os documentos pessoais do titular do cadastro, como CPF e número de RG.

Mais informações acesse a página da Caixa.

Seja também um cidadão com cartão!

9 Comments

  1. maria jose moreira dos santos santos abril 18, 2016
  2. ubirajara palma silveira junho 3, 2016
  3. maria de lourdes da silva oliveira junho 27, 2016
  4. domingos donizetti mazzilli dezembro 15, 2016
  5. José cezanilto do nascimento fevereiro 13, 2017
  6. José cezanilto do nascimento fevereiro 13, 2017
  7. ELIZANDRA RAMOS LEOCADIO fevereiro 22, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *